27 de fev de 2010

Terremoto no Chile

O ano de 2010 começou sacodindo o planeta. Nos primeiros 19 dias do ano –terremoto no Haiti, terremoto na Argentina, terremoto na Papua Nova Guiné, terremoto no Irã, terremoto na Guatemala, terremoto em El Salvador e terremoto no Chile.

No mês de fevereiro vários tremores continuaram a sacodir o mundo. Nosábado, 27 de fevereiro, novos terremotos: Japão, que preparado paratremores não sentiu efeitos catastróficos, e um novo e fatal terremoto no Chile, este com magnitude de 8,8 graus na escala Richter, provocando a morte de mais de 78 pessoas. Telefonia e energia elétrica foram comprometidas. A região mais prejudicada foi Concepción.

Nas primeiras notícias publicadas nos sites mais lidos da internet, ao menos78 pessoas foram dadas como mortas. O epicentro foi na região central do Chile e países vizinhos como o Brasil, sentiram os seus efeitos. Em São Paulo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram chamados para verificar pequenos tremores.

O terremoto em 27 de fevereiro teve um minuto de duração e aconteceu às 3h34 (horário local, mesmo horário de Brasília) e sacodiu prédios em Santiago, a 325 km do epicentro. O Aeroporto Internacional de Santiagofoi fechado por tempo indeterminado.

Telefone e internet foram afetados nos locais próximos ao epicentro. Atsunami provocada pelo terremoto atingiu a Ilha Robinson Crusoé, perto de Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, costa chilena, os moradores foram retirados de suas casas pelo risco de novo tsunami.

Fonte: UOL, G1, Rede Globo, Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário