Astorga, a Cidade...


Astorga destaca-se pela diversidade: produz desde soja a combustível. Terras produtivas e um povo empreendedor proporcionam crescimento econômico sustentável, com infra-estrutura sólida. Oferece aos interessados grandes oportunidades de negócios, com forte apoio da administração municipal, que incentiva a instalação de empresas nos mais variados segmentos, tornando-se parceira do desenvolvimento local. Astorga está dividida entre sede (com 18.056 habitantes) e, três distritos: Santa Zélia (com 3.402 habitantes), Içara (com 1.051 habitantes) e Tupinambá (com 1.746 habitantes).

Área: 434.781 Km²
Altitude: 634
Latitude: 23 11’ 00’’ Sul
Longitude: 51 09’ 00’’ W – GR
Denominação dos habitantes: Astorguenses.
Data de Emancipação do Município: 14 de dezembro de 1952
Principal Festa: Carnaval popular

Pontos Turísticos: Praça Chitãozinho e Xororó; Igreja Matriz Católica; Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus; Chácara Hirata; Praça Luiz Bérgamo; Praça do Japão; Praça Ermelindo Lopes Barroso

Algumas festas realizadas no Município: Sukiyaky (Promovida pela Associação em Defesa do Meio Ambiente - Sodema e preparada pela Aceast - Associação Cultural e Desportiva de Astorga; Leitoa Desossada a Pururuca (Promoção do Rotary Clube de Astorga); Festa da Piapara (Promoção do Rotary Clube de Astorga “Rainha da Amizade”).

Economia

Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,750 e população economicamente ativa de 12.692 pessoas, Astorga é uma cidade industrial, cujo setor representa 40% do Produto Interno Bruto (PIB) local, acompanhado de perto pelos setores de comércio e serviço, com representatividade de 36% na economia e o agronegócio, com 24%. Duas cooperativas impulsionam a economia do município, acompanhadas pela produção rural, com o plantio de cana-de-açúcar, soja, milho e trigo. Além de gado de corte e leite, o destaque vai também para a produção dos aviários instalados no Município.


Brasão de Astorga